PIBIDIANAS APRESENTAM PROJETO NO XIV CONAELL
O XIV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (Conaell), realizado do dia 19 a 23 de setembro de 2016 na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) campus Sinop/MT, teve como tema "Fomação Profissional de Letras: Convergências Teórico-Metodológicas. As pibidianas Elizabete Oliveira (Letras - Português e Inglês), Camila Custódio Vosniack (Letras - Português e Inglês) e Taise Deon (Pedagogia) apresentaram o projeto "Lendas: Valorização da cultura de geração em geração", desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Sadao Watanabe.
O trabalho foi realizado no colégio por meio de teatros, vídeos e contação e foi dada ênfase nas lendas do estado de Mato Grosso, como a do Minhocão do Pari, a qual pode ser chamada de Michocão ou Minhocoçu, e também a lenda da mão negra.
Postador por: Elizabete Oliveira da Silva
A seguir resumo do trabalho apresentado:
LENDAS: VALORIZAÇÃO
DA CULTURA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO
Camila Custódio Vosniack
(PIBID/UNEMAT/Sinop)
Elizabete Oliveira da Silva
(PIBID/UNEMAT/Sinop)
Taise Deon (PIBID/UNEMAT/Sinop)
Lendas
são narrativas de aspecto fantástico ou fictício, que tomam determinada
proporção de conhecimento pelo fato de serem transmitidas geração a geração,
por meio da oralidade. É uma mescla de fatos reais ou históricos com fatos
surreais, de fundo duvidoso, porém que por meio da credibilidade dada pela
população das mais diversas regiões, são tidas como crenças, porquanto na grande
maioria das vezes é resultado da imaginação da humanidade, por vezes, pode
também ser verdadeira, o que é raro. O mês de agosto é dado de maneira especial
para as lendas, como forma de comemorá-las, e assim são trabalhadas nas
escolas. O projeto Lendas, aplicado na Escola Municipal de Educação Básica
Profº Sadao Watanabe, pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto da Universidade do Estado de Mato
Grosso (UNEMAT) – Campus Sinop, foi aplicado como teatros e contação, para que
fosse levada aos alunos a existência dessas. No projeto, a ênfase foi nas
lendas do estado de Mato Grosso, dentre as existentes, foram trabalhadas o
Minhocão do Pari, o qual pode ser chamada de Michocão ou Minhocoçu e também a
Mão Negra,. O fato de aplicar o projeto apenas com lenda do estado, foi uma
maneira de prevalecer a cultura local, e apresentar aos alunos, que o local
onde habitam possui, também, essas histórias, reunindo dois motivos, a
valorização da cultura e o conhecimento de lendas que quase sempre não são
trabalhadas em sala de aula. Segundo Arantes (2007, p. 21), “A cultura é um
processo dinâmico” que, de acordo com o autor, promove a diversidade, a
identidade de agrupamentos humanos. Corrobora Laraia (2006), ao evidenciar que
poderíamos dizer que cultura é a identidade própria de um grupo humano em um
território e num determinado período. Nesse contexto, com a compreensão da arte
como sinônimo de cultura, representação de um povo e, como afirma Gombrich
(2000), a arte como qualquer outra manifestação cultural humana, pode ser
utilizada para a coesão social, reafirmação de valores, ou mesmo criticá-los .
Posto isso, o projeto visa promover uma articulação entre Arte e Língua
Portuguesa, um trabalho didático, pedagógico e metodológico que vislumbra a
projeção do ser humano no mundo, mediante o (re)conhecimento, o resgate e a
valorização do nosso folclore.
Palavras-chave: Lendas;
Cultura Local; PIBID.
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