PIBIDIANAS APRESENTAM NO XIII CONAELL UMA PROPOSTA DE RÁDIO NA ESCOLA
As alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Elizabete Oliveira da Silva, Ana Lúcia Ponciano Ribeiro e a supervisora Naildes Fernandes de Medeiros, apresentaram uma proposta para reativação da Rádio na Escola Sadao Watanabe no XIII Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (Conaell), realizado do dia 28 de setembro a 02 de outubro de 2015.
O trabalho apresentado pelas pibidianas e a supervisora visa desenvolver a oralidade, a escrita, a leitura dos alunos e também fortalecer a identidade da escola. O objetivo é proporcionar aos estudantes um canal de comunicação com a comunidade escolar, favorecer o trabalho em equipe, promover a interdisciplinaridade, estabelecer o protagonismo dos alunos e disponibilizar entretenimento e informação.
O trabalho apresentado pelas pibidianas e a supervisora visa desenvolver a oralidade, a escrita, a leitura dos alunos e também fortalecer a identidade da escola. O objetivo é proporcionar aos estudantes um canal de comunicação com a comunidade escolar, favorecer o trabalho em equipe, promover a interdisciplinaridade, estabelecer o protagonismo dos alunos e disponibilizar entretenimento e informação.
Postado por: Elizabete Oliveira da Silva
Fotos: Daiane Laskoski
Programação Geral
Sessão de Comunicações Individuais (dia 01/10/2015)
Resumo do projeto apresentado:
RÁDIO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA SADAO
WATANABE
Naildes Fernandes de Medeiros (Escola Municipal Sadao Watanabe)
Ana Lúcia Ponciano Ribeiro (UNEMAT/Sinop)
Elizabete Oliveira da Silva (UNEMAT/Sinop)
A escola municipal Sadao Watanabe passa a contar com o projeto do “Pibid Interdisciplinar: Formação para a diversidade” desde
agosto de 2015. Após um mês de observação dos envolvidos no projeto: os bolsistas, os supervisores e a coordenação, para aproveitar
um projeto que já havia na escola, mas estava desativado, optaram, então, para reativar o projeto “Rádio na escola”. Este projeto
busca desenvolver a produção oral, o trabalho coletivo e colaborativo e também a identidade da escola. Alguns dos objetivos
específicos procurarão estabelecer um canal de comunicação com a comunidade escolar, favorecer o trabalho em equipe, promover a
interdisciplinaridade, estabelecer o protagonismo dos alunos e disponibilizar entretenimento e informação. A instalação do projeto terá
início em setembro/2015 e será desenvolvido por um ano, com o fim de avaliações bimestrais para a condução de novas outras ações. O
projeto também aguarda a disposição do fomento do governo para a aquisição completa do material da rádio, mesmo assim, já são
feitos trabalhos que dão início ao processo de multiletramento. As multimodalidades da linguagem, o uso e apropriação das
tecnologias atuais podem auxiliar os alunos a serem protagonistas da aprendizagem, que valorizem a educação e a própria escola. A perspectiva teórica buscará fundamentação no trabalho desenvolvido por obras Letramentos múltiplos, escola e inclusão
social (Parábola Editorial, 2009) e Multiletramentos na escola (Parábola Editorial, 2012) – em colaboração com Eduardo de Moura
Almeida, do IEL/Unicamp. A programação será elaborada em conjunto com os alunos, a escola e os pibidianos. A construção do projeto
prevê parceiros também fora da escola. Para tanto, o arcabouço teórico deste trabalho terá os estudos sobre identidade do Hall (2000),
a questão do desenvolvimento da oralidade pela autora Santos (2013), sobre cultura e cultura brasileira por Bosi (2000), gêneros textuais por
Bazerman (2011) e Marcuschi (2008).
Palavras-chave: Rádio; Identidade; Escola.
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