Banner

sexta-feira, 17 de junho de 2016

 PIBIDIANAS APRESENTAM NO XIII CONAELL UMA PROPOSTA DE RÁDIO NA ESCOLA 



      As alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Elizabete Oliveira da Silva, Ana Lúcia Ponciano Ribeiro e a supervisora Naildes Fernandes de Medeiros, apresentaram uma proposta para reativação da Rádio  na Escola Sadao Watanabe no XIII Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (Conaell), realizado do dia 28 de setembro a 02 de outubro de 2015.
 
    O trabalho apresentado pelas pibidianas e a supervisora visa desenvolver  a oralidade, a escrita, a leitura dos alunos e também fortalecer a identidade da escola. O objetivo é proporcionar aos estudantes um canal de comunicação com a comunidade escolar, favorecer o trabalho em equipe, promover a interdisciplinaridade, estabelecer o protagonismo dos alunos e disponibilizar entretenimento e informação.

Postado por: Elizabete Oliveira da Silva
Fotos: Daiane Laskoski














Programação Geral

Sessão de Comunicações Individuais (dia 01/10/2015) 



Resumo do projeto apresentado:

RÁDIO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA SADAO 
WATANABE

 Naildes Fernandes de Medeiros (Escola Municipal Sadao Watanabe) 
Ana Lúcia Ponciano Ribeiro (UNEMAT/Sinop) 
Elizabete Oliveira da Silva (UNEMAT/Sinop)

 A escola municipal Sadao Watanabe passa a contar com o projeto do “Pibid Interdisciplinar: Formação para a diversidade” desde agosto de 2015. Após um mês de observação dos envolvidos no projeto: os bolsistas, os supervisores e a coordenação, para aproveitar um projeto que já havia na escola, mas estava desativado, optaram, então, para reativar o projeto “Rádio na escola”. Este projeto busca desenvolver a produção oral, o trabalho coletivo e colaborativo e também a identidade da escola. Alguns dos objetivos específicos procurarão estabelecer um canal de comunicação com a comunidade escolar, favorecer o trabalho em equipe, promover a interdisciplinaridade, estabelecer o protagonismo dos alunos e disponibilizar entretenimento e informação. A instalação do projeto terá início em setembro/2015 e será desenvolvido por um ano, com o fim de avaliações bimestrais para a condução de novas outras ações. O projeto também aguarda a disposição do fomento do governo para a aquisição completa do material da rádio, mesmo assim, já são feitos trabalhos que dão início ao processo de multiletramento. As multimodalidades da linguagem, o uso e apropriação das tecnologias atuais podem auxiliar os alunos a serem protagonistas da aprendizagem, que valorizem a educação e a própria escola. A perspectiva teórica buscará fundamentação no trabalho desenvolvido por obras Letramentos múltiplos, escola e inclusão social (Parábola Editorial, 2009) e Multiletramentos na escola (Parábola Editorial, 2012) – em colaboração com Eduardo de Moura Almeida, do IEL/Unicamp. A programação será elaborada em conjunto com os alunos, a escola e os pibidianos. A construção do projeto prevê parceiros também fora da escola. Para tanto, o arcabouço teórico deste trabalho terá os estudos sobre identidade do Hall (2000), a questão do desenvolvimento da oralidade pela autora Santos (2013), sobre cultura e cultura brasileira por Bosi (2000), gêneros textuais por Bazerman (2011) e Marcuschi (2008). 
Palavras-chave: Rádio; Identidade; Escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário