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quarta-feira, 15 de junho de 2016


Pibidiana Apresenta Trabalho no XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

    

    O XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica de tema "Consciência Histórica e Interculturalidade”, ocorreu nos dias  20, 21 e 22 de julho de 2015, na Universidade Federal de Mato Grosso, (UFMT) campus Cuiabá. O evento, que reúne diversos pesquisadores do ensino de história, estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação e docentes, contou com a presença de doutores de vários países como Alemanha, Argentina, Estados Unidos,  Itália, México, Reino Unido e Portugal.

     A pibidiana Elizabete Oliveira da Silva esteve presente no congresso participando com o seu trabalho  "A História da Diversidade Cultural Sinopense Revelada por meio da Lente de uma Câmera". O trabalho da bolsista foi apresentado no Simpósio Temático 5: "Educação Histórica, Interculturalidade e as Experiências Investigativas do Pibid".

   Além de simpósios, o evento contou com conferências e mesas-redondas. O congresso foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Educação Histórica: Didática da História, Consciência Histórica e Narrativas Visuais, da UFMT em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná UFPR e o Laboratório de Ensino de História, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg). O evento é resultado de uma parceria entre a Universidade do Minho de Portugal, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Comitê Científico:
Prof. Dr. Marcelo Fronza (Universidade Federal de Mato Grosso)
Profª. Drª. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt (Universidade Federal do Paraná)
Profª. Drª. Isabel Barca (Universidade do Minho – Portugal)
Profª. Drª. Júlia Silveira Matos (Universidade Federal do Rio Grande)
Prof. Dr. Renilson Rosa Ribeiro (Universidade Federal de Mato Grosso)
Profª. Drª. Alexandra Lima da Silva (Universidade Federal de Mato Grosso)
Prof. Dr. Rodrigo Davi Almeida (Universidade Federal de Mato Grosso)
Profª. Drª. Laura Herlinda Lima Muñiz (Universidad Pedagógica Nacional – Ajusco/México)
Profª. Drª. Kátia Maria Abud (Universidade de São Paulo)
Profª. Drª. Maria da Conceição Silva (Universidade Federal de Goiás)
Profª. Drª. Marlene Rosa Cainelli (Universidade Estadual de Londrina)
Profª. Drª. Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd (Universidade Federal do Paraná)
Prof. Dr. Estevão Chaves de Rezende Martins (Universidade de Brasília)
Prof. Dr. Jorge Luiz da Cunha (Universidade Federal de Santa Maria)
Profª. Drª. Ana Cláudia Urban (Universidade Federal do Paraná)

Comissão Organizadora:
Prof. Dr. Marcelo Fronza (Universidade Federal de Mato Grosso) – Coordenador-Geral
Profª. Drª. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt (Universidade Federal do Paraná)
Profª. Drª. Isabel Barca (Universidade do Minho – Portugal)
Profª. Drª. Júlia Silveira Matos (Universidade Federal do Rio Grande)











       A bolsista contou o apoio dos coordenadores Adriana Lins Precioso e Aumeri Bampi. 

       A seguir o resumo do trabalho da pibidiana.


A HISTÓRIA DA DIVERSIDADE CULTURAL SINOPENSE REVELADA POR MEIO DA LENTE DE UMA CÂMERA


Instituição: UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso

                         Autora: Elizabete Oliveira da Silva           
E-mail: e.elizabete@ig.com.br


Resumo:
Este artigo tem como objetivo fazer algumas reflexões acerca da diversidade cultural do município de Sinop, estado de Mato Grosso, principalmente em relação ao trabalho social desenvolvido por múltiplos grupos culturais. Dessa forma, pretende-se revelar aos estudantes do ensino fundamental e médio os valores sociais, culturais e artísticos de Sinop. Para orientar essa discussão entre os alunos, utilizaremos as informações colhidas para promover o conhecimento, a superação do preconceito, a compreensão das diferenças e a formação de uma consciência histórica e cultural. Teoricamente essa pesquisa está fundamentada em dados primários, qualitativos e pesquisas bibliográficas de diversas obras que contextualizam essa diversidade cultural. A empiria desse trabalho fundamenta-se em experiência obtida no ano de 2014. Por meio da lente de uma câmera, foi possível construir uma leitura do contexto cultural sinopense, expressando sua diversidade cultural, pois este capítulo da história social, não vai ser contado nas páginas dos livros de história, usados nas escolas municipais se não houver uma disponibilização para os estudantes. Pode-se afirmar que os dados obtidos no decorrer do processo investigativo, formativo de construção de conhecimento histórico, apontam que com o crescimento e desenvolvimento social da cidade, a mesma possui a necessidade urgente de obter uma identidade própria. Diante disso, é importante trabalhar de forma construtiva e cooperativa o processo de aprendizagem mútua das atuais e futuras gerações.

Palavras chave: Sinop, Grupos Sociais, Diversidade Cultural, fotos.
Keywords: Sinop, Social Groups, Cultural Diversity, photos.

Para conferir a programação dos grupos de comunicação do evento clique aqui.

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