Pibidiana Apresenta Trabalho no XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
O XV Congresso Internacional das
Jornadas de Educação Histórica de tema "Consciência Histórica e
Interculturalidade”, ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de julho de 2015,
na Universidade Federal de Mato Grosso, (UFMT) campus Cuiabá. O evento, que
reúne diversos pesquisadores do ensino de história, estudantes de cursos de
graduação e de pós-graduação e docentes, contou com a presença de doutores de
vários países como Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Itália,
México, Reino Unido e Portugal.
A pibidiana
Elizabete Oliveira da Silva esteve presente no congresso participando com
o seu trabalho "A História da Diversidade Cultural Sinopense
Revelada por meio da Lente de uma Câmera". O trabalho da
bolsista foi apresentado no Simpósio Temático 5: "Educação Histórica,
Interculturalidade e as Experiências Investigativas do Pibid".
Além de simpósios, o evento contou com conferências e mesas-redondas. O congresso foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Educação Histórica: Didática da História, Consciência Histórica e Narrativas Visuais, da UFMT em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná UFPR e o Laboratório de Ensino de História, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg). O evento é resultado de uma parceria entre a Universidade do Minho de Portugal, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Comitê
Científico:
Prof. Dr. Marcelo Fronza
(Universidade Federal de Mato Grosso)
Profª. Drª. Maria Auxiliadora
Moreira dos Santos Schmidt (Universidade Federal do Paraná)
Profª. Drª. Isabel Barca
(Universidade do Minho – Portugal)
Profª. Drª. Júlia Silveira Matos
(Universidade Federal do Rio Grande)
Prof. Dr. Renilson Rosa Ribeiro
(Universidade Federal de Mato Grosso)
Profª. Drª. Alexandra Lima da Silva
(Universidade Federal de Mato Grosso)
Prof. Dr. Rodrigo Davi Almeida
(Universidade Federal de Mato Grosso)
Profª. Drª. Laura Herlinda Lima Muñiz
(Universidad Pedagógica Nacional – Ajusco/México)
Profª. Drª. Kátia Maria Abud
(Universidade de São Paulo)
Profª. Drª. Maria da Conceição
Silva (Universidade Federal de Goiás)
Profª. Drª. Marlene Rosa Cainelli
(Universidade Estadual de Londrina)
Profª. Drª. Rosi Terezinha
Ferrarini Gevaerd (Universidade Federal do Paraná)
Prof. Dr. Estevão Chaves de Rezende
Martins (Universidade de Brasília)
Prof. Dr.
Jorge Luiz da Cunha (Universidade Federal de Santa Maria)
Profª.
Drª. Ana Cláudia Urban (Universidade Federal do Paraná)
Comissão Organizadora:
Prof. Dr. Marcelo Fronza (Universidade Federal de Mato
Grosso) – Coordenador-Geral
Profª. Drª. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
(Universidade Federal do Paraná)
Profª. Drª. Isabel Barca (Universidade do Minho – Portugal)
Profª. Drª. Júlia Silveira Matos (Universidade Federal do
Rio Grande)
A seguir o resumo do trabalho da pibidiana.
A HISTÓRIA
DA DIVERSIDADE CULTURAL SINOPENSE REVELADA POR MEIO DA LENTE DE UMA CÂMERA
Instituição: UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso
Autora: Elizabete Oliveira da
Silva
E-mail: e.elizabete@ig.com.br
Resumo:
Este artigo tem como objetivo fazer algumas
reflexões acerca da diversidade cultural do município de Sinop, estado de Mato
Grosso, principalmente em relação ao trabalho social desenvolvido por múltiplos
grupos culturais. Dessa forma, pretende-se revelar aos estudantes do ensino
fundamental e médio os valores sociais, culturais e artísticos de Sinop. Para
orientar essa discussão entre os alunos, utilizaremos as informações colhidas
para promover o conhecimento, a superação do preconceito, a compreensão das diferenças
e a formação de uma consciência histórica e cultural. Teoricamente essa
pesquisa está fundamentada em dados primários, qualitativos e pesquisas
bibliográficas de diversas obras que contextualizam essa diversidade cultural.
A empiria desse trabalho fundamenta-se em experiência obtida no ano de 2014.
Por meio da lente de uma câmera, foi possível construir uma leitura do contexto
cultural sinopense, expressando sua diversidade cultural, pois este capítulo da
história social, não vai ser contado nas páginas dos livros de história, usados
nas escolas municipais se não houver uma disponibilização para os estudantes.
Pode-se afirmar que os dados obtidos no decorrer do processo investigativo,
formativo de construção de conhecimento histórico, apontam que com o
crescimento e desenvolvimento social da cidade, a mesma possui a necessidade
urgente de obter uma identidade própria. Diante disso, é importante trabalhar
de forma construtiva e cooperativa o processo de aprendizagem mútua das atuais
e futuras gerações.
Keywords: Sinop, Social Groups, Cultural Diversity, photos.
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