Banner

terça-feira, 14 de junho de 2016


PIBIDIANOS EM AÇÃO: Transformando o ambiente escolar

   Em 2016 os bolsistas do PIBID na escola Sadao Watanabe realizaram diversas atividades e ações que tiveram por finalidade aperfeiçoar o ambiente escolar. Uma delas foi a transformação da biblioteca da instituição, em que os pibidianos se empenharam para renovar o local. Com as modificações, o espaço de leitura se tornou um ambiente mais convidativo e atrativo. Segundo a pibidiana Amanda Ferraça Corrêa: “a Escola Sadao Watanabe não possuía uma biblioteca confortável e adequada para que os alunos pudessem dedicar horas lendo naquele lugar. Ela servia de espaço para guardar os objetos da escola. Quando o PIBID foi implantado no colégio, realmente houve uma transformação e o primeiro projeto foi a organização da biblioteca. Os pibidianos a transformaram  em um local organizado, limpo, decorado e agradável para a leitura”, afirma. 

Postado por: Elizabete Oliveira da Silva
Fotos: Pibidianos 



   Outro projeto inovador foi as pinturas feitas no piso do colégio que proporcionaram um recreio mais dinâmico aos alunos. "A turma do PIBID teve a ideia de valorizar até mesmo o piso da escola. Foram realizadas diversas pinturas naquele ambiente para que durante o intervalo as crianças pudessem se divertir com a amarelinha, twister e jogo da velha", relata Amanda.

Postado por: Elizabete Oliveira da Silva
Fotos: Pibidianos






   Para promover um recreio ainda mais divertido, foram produzidos também diversos brinquedos que proporcionaram a união entre os alunos e possibilitaram um maior aprendizado para as crianças. Segundo Amanda, "o projeto "Recreio Dirigido" tem feito muito sucesso na escola, foram confeccionados diversos brinquedos para que os alunos pudessem se divertir no intervalo com muitas brincadeiras que envolvem o físico e o psicológico da criança, tais como jogo da velha, elástico, corda, boliche, dominó, amarelinha, futebol de moeda e entre outros. Durante as atividades as crianças são participativas e educadas, formam filas para poderem entrar nas brincadeiras. Elas não brigam entre si e em união se divertem ensinando umas as outras", declarou a pibidiana.

Postado por: Elizabete Oliveira da Silva
Fotos: Pibidianos












Atividades do PIBID em 2016

   Outro projeto como "A hora do conto" promoveu uma viagem ao mundo mágico da imaginação, em que as crianças puderam vivenciar de forma mais atrativa as histórias contadas pelas pibidianas. Amanda declarou que: "a hora do conto é um momento único que as crianças vivenciam. Já foram apresentados vários livros que encantam as alunos e possibilitam que eles viajem na imaginação e sintam o gosto pela a leitura, esse é o maior objetivo do projeto", relatou. 

Postado por: Elizabete Oliveira da Silva
Fotos: Pibidianos

           
   De acordo com a pibidiana, foram trabalhadas diversas obras infantis, com apresentações que envolveram os alunos."O primeiro trabalho realizado pelo  PIBID matutino foi da apresentação do livro “Até as princesas soltam pum” escrito por Ilan Brenman e Ionit Zilberman. Para as crianças assistirem essa apresentação, cada uma deveria contribuir com um livro infantil para o acervo da biblioteca da escola. O segundo trabalho foi do “Coelhinho sai da toca” apresentado para todo o colégio e que encantou todas as crianças", afirmou Amanda.

Postado por: Elizabete Oliveira da Silva
Fotos: Pibidianos
                               
                                     

   As datas comemorativas também tiveram uma programação especial, promovida pelos bolsistas do PIBID. "No período natalino, foi apresentado um desenho do Pateta mostrando a magia do Natal e a importância da família. No dia do índio foi trabalhado o curta-metragem chamado “Pajerama”, que traz diversas interpretações e a importância do respeito que devemos ter com os povos indígenas e sua história. Na volta às aulas foi trabalhado a história do Sapinho Sapé. Também contamos as estórias do folclore como o Saci- Pererê, Iara, Corpo-Seco, Lobisomem e entre outros personagens. O dia da árvore foi trabalhado com as crianças na hora do intervalo, onde elas podiam expressar suas artes por meio de gravuras que foram expostas em um varal e houve ainda apresentação da importância da árvore de sala em sala. Apresentamos para os alunos histórias sobre as diferenças, com livros escritos pelos próprios bolsistas retratando temas sobre a deficiência visual, a criança negra, obesidade, anorexia, deficiência auditiva, deficiência física, síndrome de down, o uso de óculos de grau, a fase que os dentinhos então caindo, o uso de aparelho dentário, entre outros temas", comentou a pibidiana Amanda.

Postado por: Elizabete Oliveira da Silva
Fotos: Pibidianos











PIBID: Atividades que vão além do ensino

   As atividades do PIBID ultrapassaram os limites da escola e os alunos, juntamente com os pibidianos fizeram uma visita ao lar dos idosos realizando diversas apresentações. "O PIBID matutino juntamente com os alunos do projeto "Aceleração de Aprendizagem" tiveram o prazer de passar uma manhã no lar dos idosos, apresentando teatros, músicas, lendo histórias e conversando com as pessoas tão queridas que vivem naquele lugar", comentou Amanda.

Postado por:
Elizabete Oliveira da Silva
Fotos: Pibidianos


   As pibidianas Amanda Ferraça Corrêa e Camila Custódio Vosniack participaram de um projeto onde foram ministradas aulas de inglês com diversas formas dinâmicas para os alunos da “Aceleração de Aprendizagem.

Postado por: Elizabete Oliveira da Silva
Fotos: Pibidianos



PIBID: Projetos que transformam o ambiente escolar

   As pibidianas também auxiliaram com a decoração da Festa Junina da escola. "O PIBID matutino ajudou a escola com a decoração da Festa Junina no ano de 2016. Foi elaborado  o painel de recepção para os pais, alunos e demais convidados. Colaboramos também com a barraca da pescaria que fez um grande sucesso entre as crianças", afirmou Amanda.

Postado por: Elizabete Oliveira da Silva
Fotos: Pibidianos




 PIBID: Além de educar é preciso transformar

   Outras ações importantes do PIBID, são as produções textuais e a capacitação profissional promovida por meio das atividades acadêmicas desenvolvidas. "No PIBID também há vários estudos e formações. Escrevemos resumos para apresentações nos eventos da UNEMAT, livros, projetos, artigos. Com certeza esses momentos acrescentam muito na nossa formação acadêmica", afirma Amanda.

Postado por: Elizabete Oliveira da Silva
Fotos: Pibidianos






Nenhum comentário:

Postar um comentário